PAPO DE LETRAS

BLOQUEIO CRIATIVO

A perda temporária da capacidade de continuar escrevendo pode acontecer em qualquer fase da vida de quem se propõe a escrever. É um mal que acomete desde escritores veteranos até os que lançaram apenas um livro ou escrevem periodicamente – para sites, portais e afins.

Isso pode acontecer por várias razões – desde o medo de não repetir textos que fizeram sucesso anteriormente, até depressão e ansiedade, gerando inspiração reduzida.Uma razão muito comum é o ‘esgotamento temático’ – quando o escritor limita-se a escrever sempre sobre os mesmos temas, esgotando suas possibilidades narrativas. Outra coisa que pode minar os recursos criativos é escrever repetindo estruturas textuais. O esgotamento vem sempre de um excesso.

Para conter a paralisação do fluxo de ideias, experimente pensar, agir, criar e escrever de forma diferente. Por exemplo: se você escreve sempre em primeira pessoa é possível que tenha sempre o mesmo texto. Experimente mudar sua narrativa para terceira pessoa e vai ter outra ‘voz’. Mesmo que você conheça bem o tema sobre o que está escrevendo, pesquise mais, e procure outras nuances do assunto. Interesse-se também por assuntos diferentes da sua área. Leia outras histórias, outros autores, aproveite recursos de outros escritores, observe como solucionou determinados problemas de texto – uma boa ideia é ler livros de outros gêneros e pensar em como aquela maneira de escrever se adaptaria ao que você está escrevendo.

Fonte: Profª. Ronize Aline


 

Escrevinhando
Últimos posts por Escrevinhando (exibir todos)

Escrevinhando

Escrevinhando

Escrevendo sobre tudo...

Deixe um recado